Sabe qual é o maior rio do mundo? E qual é o que tem mais caudal? Qual é a maior cidade? Qual o país com mais população? E o oceano com mais profundidade?
Provavelmente sabe!
Mas não deixe de ver este blogue, porque poderá aprender sempre mais qualquer coisa!


sábado, 23 de fevereiro de 2008

Mar Mediterrâneo VS Oceano Atlântico

O mar Mediterrâneo é mais quente do que o Atlântico, perdendo maior quantidade de água através da evaporação do que a que recebe das chuvas e dos rios. Quando o Mediterrâneo corre para o Atlântico, através do estreito de Gibraltar, será que as suas águas, por serem mais quentes, se mantêm à superfície?

Não. Devido à evaporação, o mar Mediterrâneo é mais salgado, e, por isso, mais denso do que o oceano Atlântico. Esta diferença de densidades das águas faz que estas entrem e saiam constantemente pelo estreito de Gibraltar. A água do Mediterrâneo, mais densa, sai da sua bacia pouco funda, pelo estreito, e "afunda-se" no Atlântico, como numa gigantesca queda de água submarina. Por sua vez, a água do Atlântico, mais freca e menos densa, flui através do mesmo estreito para o Mediterrâneo. Aí, evapora-se, torna-se mais densa, recomeçando de novo o ciclo.

Sem comentários: