Sabe qual é o maior rio do mundo? E qual é o que tem mais caudal? Qual é a maior cidade? Qual o país com mais população? E o oceano com mais profundidade?
Provavelmente sabe!
Mas não deixe de ver este blogue, porque poderá aprender sempre mais qualquer coisa!


domingo, 2 de março de 2008

Os Inuit - a tradição e a modernidade num povo extremo.

Os Inuit são conhecidos por esquimós, mas muitos rejeitam o terno, que significa "comedores de carne crua". Tendo atravessado o estreito de Béringue por volta de 3000 a.C., os Inuit hoje habitam uma vasta área do Árctico, mas a sua língua e a sua cultura são consistentes. As antigas habitações dos Inuit eram, porém, diferentes: rectangulares e cobertas com terra (Alasca) ou em forma de cúpula e feitas de pedras, terra e ossos de baleia (Gronelândia). No Canadá, os Inuit por vezes constroem iglos, mas vivem a maior parte do ano em casas. Viviam à base de peixe e carne de rena ou alce, alimentos que ainda hoje consomem. A pesca da baleia ainda é vital na sua economia, tanto que recentemente os Inuit contestaram as quotas da International Whaling Comission.
Percorriam terras cobertas de neve e gelo em trenós puxados por cães ou deslocavam-se por mar, em caiaques ou umiaks, um pouco maiores. Hoje, porém, muitos usam veículos próprios para a neve, espingardas e equipamento para campismo moderno. Outrora utilizavam também ferramentas feitas de osso de baleia e morsa, muitas vezes cuidadosamente esculpidos. Hoje, porém, esses objectos são apenas artísticos. A religião tradicional dos Inuit organiza-se em torno de complexas crenças xamanistas, muitas delas descritas através da tradição oral que inclui epopeias e duelos cantados.

Sem comentários: