Sabe qual é o maior rio do mundo? E qual é o que tem mais caudal? Qual é a maior cidade? Qual o país com mais população? E o oceano com mais profundidade?
Provavelmente sabe!
Mas não deixe de ver este blogue, porque poderá aprender sempre mais qualquer coisa!


sábado, 24 de maio de 2008

Canal Kids - Brasil

"A Alice e Pedro esbarraram no mesmo problema que já desafiou muita gente: transpor os elementos do globo para uma superfície plana, bidimensional. O primeiro passo é desenhar, sobre o globo, linhas imaginárias chamadas coordenadas. E com a ajuda dessas coordenadas transferir os desenhos do globo para o papel. Esse processo é conhecido como projecção de mapas.
Simples? Nem tanto. Acontece que é preciso fazer alguns ajustes, aumentar um pouquinho aqui, diminuir um pouquinho ali. Resultado: é impossível projetar com exatidão as coordenadas esféricas numa superfície plana."

É assim que o site Canal Kids (Brasil) introduz as projecções, uma das possíveis matérias para a Geografia do 7º ano. Um conjunto de informações simples, mas bem conseguidas e com ilustrações divertidas, é o que nos oferece este site que aborda temas que vão desde o Clima, aos Tipos de Mapas ou à População. Com a devida adaptação do "português", o Canal Kids é uma fonte interessante de material (apesar de um pouco infantil). Mesmo assim, vale a visita!
Nota: o site disponibiliza material para outras disciplinas como História ou Matemática.

Sem comentários: