Sabe qual é o maior rio do mundo? E qual é o que tem mais caudal? Qual é a maior cidade? Qual o país com mais população? E o oceano com mais profundidade?
Provavelmente sabe!
Mas não deixe de ver este blogue, porque poderá aprender sempre mais qualquer coisa!


domingo, 11 de maio de 2008

Comércio Justo - nova loja em Lisboa

A Baixa lisboeta já tem uma loja onde "o acto de consumo quotidiano transforma-se num acto político". A Loja do Comércio Justo, que foi inaurugada no sábado, dia 10 de Maio de 2008, na Rua da Prata, vai tornar a Baixa "mais justa e solidária".
"Vendemos produtos manufacturados de qualidade elevada, que apelam ao consumo responsável. Aqui há garantia de que os produtores não foram explorados, de que foram cumpridas as regras do jogo", explicou à agência Lusa Miguel Pinto, da Equação, Cooperativa de Comércio Justo (importadora e distribuidora portuguesa) que, em parceria com a Cores do Globo e o Ctm-Altromercato (uma das maiores organizações mundiais de Comércio Justo) puseram a loja de pé.
Nos números 70 e 72 da Rua da Prata pode encontrar-se produtos de cinco grandes áreas: artesanato, têxtil, produtos alimentares (biológicos), cosméticos e música do mundo.
A loja da rua da Prata, tal como outras espalhadas pelo país e pelo mundo, não tem fins lucrativos. "A margem de lucro obtida com a venda dos produtos é usada para pagar os custos inerentes à manutenção de uma loja, e para reinvestir no movimento do Comércio Justo, com projectos de apoio a pequenos produtores e acções de esclarecimento em escolas, por exemplo", explicou à Lusa Miguel Pinto.
"O apoio dos consumidores é determinante para que cada vez mais produtores passem a ser tratados de forma respeitosa", disse Miguel Pinto, salientando que por trás de cada produto vendido nestas lojas "há uma história". Aproximar o consumidor do produtor, para que este saiba o que está a consumir, é um dos princípios básicos do movimento do Comércio Justo.
Em Lisboa já tinha existido uma loja de Comércio Justo, a "Mercearia do Mundo", que teve portas abertas entre 2004 e 2007 na Rua de São José, ao cimo do Elevador do Lavra. Alexandra Figueiredo, da Organização Não Governamental (ONG) que promove o Comércio Justo em Lisboa Cores do Globo explicou à Lusa que "as condicionantes do mercado fizeram com que a loja não fosse sustentável em termos económicos".
Alexandra acredita que a loja na Rua da Prata tem "mais potencial e maior capacidade de dar resposta aos cidadãos".
A inauguração da nova loja a 10 de Maio não é casual. Sábado comemora-se o Dia Mundial do Comércio Justo. Para chamar a atenção de quem passa, as organizações responsáveis pela loja vão promover, a partir das 11:00, provas de produtos alimentares, concertos e animação de rua.
A loja estará aberta de segunda-feira a sábado entre as 10:00 e as 19:00. Por lá poderá encontrar, entre outras coisas, roupa em seda do Bangladesh e da Índia, e produtos alimentares de vários países da América do Sul., existem já lojas de Comércio Justo nas seguintes cidades portuguesas (entre parêntesis a entidade responsável): Almada (Mó de Vida); Amarante (Aventura Marão Clube); Braga (Alternativa); Barcelos (Alternativa); Coimbra (AJP, Planeta Sul); Guimarães (Côr da Tangerina); Faro (ARCA); Lisboa (Cores do Globo); Palmela (Mó de Vida); Peniche (Terra Justa); Porto (Reviravolta). Tondela (Coolplaneta).

Imagem: "A Mercearia do Mundo", era uma loja do chamado comércio justo situada no coração de Lisboa. A ideia, que se espalha por muitos outros países, é aproximar o produtor do consumidor, evitando intermediários e contribuir assim para que os produtores e as suas famílias tenham uma vida mais digna.

Fonte: Notícia da Agência Lusa

Sem comentários: