Sabe qual é o maior rio do mundo? E qual é o que tem mais caudal? Qual é a maior cidade? Qual o país com mais população? E o oceano com mais profundidade?
Provavelmente sabe!
Mas não deixe de ver este blogue, porque poderá aprender sempre mais qualquer coisa!


domingo, 1 de junho de 2008

Amazonas bate Nilo por um quilómetro...

"O rio Amazonas, com os seus 6.672 quilómetros, bate por um quilómetro o Nilo, que era até agora considerado o mais comprido do mundo, descobriram cientistas do Peru e do Brasil. O Instituto Geográfico Nacional (IGN) peruano informou na sexta-feira que um grupo de cientistas brasileiros e peruanos estabeleceu as bases para precisar a origem exacta do Amazonas, verificando tratar-se do rio mais comprido do mundo.
"Os resultados oficiais serão apresentados à comunidade científica internacional para colocar o rio Amazonas como o mais comprido do mundo", disse o director-geral de Cartografia do IGN, Ciro Sierra, que recordou que esta descoberta já é reconhecida por instituições como a National Geographic. Até agora, o Amazonas era considerado o rio mais caudaloso do mundo, mas o Nilo, com os seus 6.671 quilómetros, era dado como o mais longo, seguido do Yangtsé, na China, com 6.380 quilómetros. Os cientistas brasileiros e peruanos internaram-se pelo rio que foi descoberto pelo espanhol Francisco de Orellana, em 1542, em busca da fonte originária daquele enorme curso de água. Os integrantes da I Expedição Científica ao Nascimento do Rio Amazonas viajaram entre 23 e 30 de Maio até aos glaciares dos Andes, a mais de 5.000 metros de altitude."
Fonte da Informação: Jornal Ciências Hoje

Sem comentários: