Sabe qual é o maior rio do mundo? E qual é o que tem mais caudal? Qual é a maior cidade? Qual o país com mais população? E o oceano com mais profundidade?
Provavelmente sabe!
Mas não deixe de ver este blogue, porque poderá aprender sempre mais qualquer coisa!


terça-feira, 8 de julho de 2008

"Na Rota da Felicidade"


"O lugar onde habitamos condiciona a sensação de bem-estar, mas as necessidades e valores de cada um também pesam. Segurança, confiança, bons relacionamentos e poucas expectativas contam mais do que a riqueza e o sucesso. Portugal não foge à regra". Assim começa o artigo principal da revista Visão de 3 de Julho de 2008 (ed. nº 800), dedicado à Rota da Felicidade.

Baseado no livro de Eric Weiner, A Geografia da Felicidade (Lua de Papel, € 15), o artigo apresenta uma série de informações interessantes, até para serem desenvolvidas nas aulas, nomeadamente em articulação com Formação Cívica.

Durante um ano, o autor quis provar, no terreno, os rankings da felicidade, medida inventada pelas ciências sociais e que classifica as nações em função do seu bem-estar subjectivo, numa escala de zero a dez. No Atlas da sua aventura, planeou uma viagem com dez paragens e fez-se ao caminho, descobrindo que o conceito era "fugidio e relativo". Por exemplo, segundo ele, "os suíços gostam tanto de regras como os holandeses de marijuana e de prostituição. No materialmente pobre Butão, a política económica assenta na felicidade bruta (em vez de se basear no PNB) e ser feliz é não ter expectativas. Como na Tailândia, onde se cultiva o mai pen lai 'não te preocupes' ".
Segundo o World Database of Happiness, é na Dinamarca que reina a felicidade, sendo o último lugar ocupado pela Tanzânia. No que diz respeito ao Happy Planet Index, o país mais feliz do mundo é Vanuatu e o menos feliz é o Zimbabué.
Nos dois rankings, o nosso país encontra-se numa situação média, abaixo de países como a Índia, as Filipinas, o Camboja e a Espanha.

Na base do artigo e do livro estão dados apresentados no World Database of Happiness e no Happy Planet Index.

Fica, então, uma sugestão de leitura em tempo de férias e de praia.

Só resta dizer: Seja Feliz! :-)

Sem comentários: